Xanxerê vai realizar Dia D de Limpeza e Combate à Dengue

Em caso de chuva, a ação será transferida com data a ser confirmada pela Vigilância Entomológica

No próximo sábado (25), a Prefeitura de Xanxerê através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica realizam o Dia D de Limpeza e Combate à Dengue. A ação será concentrada nos Bairros Sufiatti, Bela Vista e São Romero. O objetivo é fazer com que os moradores se mobilizem, separando materiais que facilitem o surgimento dos focos do mosquito Aedes aegypt, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.

Diversos pontos de coleta serão distribuídos pelos três bairros. A orientação é que todo material que acumule água e não utilize mais seja descartado. A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Marcia Puccini, esclarece os materiais a serem recolhidos.

– Solicitamos a comunidade dos bairros que nos ajude nessa ação. Devem ser descartados e, serão recolhidos para destino correto entulhos em geral, pneus, latas e garrafas, enfim. É importante, também, que cada morador verifique suas caixas d’água e ralos, calhas, piscinas e cisternas – comenta.

Atualmente, Xanxerê tem registrado 403 focos do Aedes. A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, salienta que é fundamental a participação de toda comunidade nas ações de combate à dengue, para que o município não integre a lista daqueles infestados.  A ação conta com o envolvimento de toda equipe da administração municipal, com as Secretarias Municipais de Educação, Agricultura, Obras e Políticas Ambientais. Em caso de chuva, a ação será transferida e uma nova data será informada pela Vigilância Entomológica.

Pontos de descarte

Bairro São Romero