Plano Estratégico de Gestão Municipal é apresentado em Xanxerê

Apresentar aos secretários e seus colaboradores as etapas que serão realizadas para a elaboração do Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) foi o foco de uma reunião, na manhã desta segunda-feira (26), na Prefeitura de Xanxerê. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvida por meio de parceria entre Prefeitura e SEBRAE/SC.

O PEGEM tem por objetivo assessorar o prefeito na identificação dos setores e temas prioritários do município, visando definir os objetivos estratégicos e a elaborar o plano de gestão.

– O resultado é um instrumento de política pública para alcançar o máximo desempenho de toda a gestão – explicou a consultora credenciada ao Sebrae/SC que apresentou a solução, Beatriz Silveira.

Após essa primeira etapa de articulação e sensibilização para o processo de planejamento, será realizado levantamento de informações secundárias e elaboração de diagnóstico preliminar. Em seguida, haverá um workshop para discussão das informações e seminários para planejar e definir projetos, seguido pela validação do plano e elaboração da versão final, monitoramento e avaliação. A execução dos trabalhos prevê consultorias especializadas em planejamento estratégico.

O prefeito Avelino Menegolla destacou a importância da iniciativa ao observar que  com o planejamento apenas setorial seria difícil alcançar um objetivo maior.

– Temos que criar situações para que todos os setores do Executivo se engajem no processo, visando potencializar o desenvolvimento local – disse.

O PEGEM, segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, é uma ferramenta estratégica para identificar problemas a serem resolvidos e  oportunidades a serem exploradas e, com isso, obter um instrumento que auxilie no melhor desempenho possível de toda a gestão.

Com colaboração da MB Comunicação