Xanxerê mantém o 30º lugar no Estado no índice de arrecadação do ICMS
Com base no índice de participação e classificação no produto da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no ano base 2016-2017, Xanxerê manteve sua classificação, no 30° lugar (exercício 2016). Da mesma forma que os municípios de todo Brasil, Xanxerê não ficou imune a crise econômica que se instalou, tendo como consequência 1% de baixa na arrecadação geral.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, comenta a importância de acompanhar os números.
– Além da crise econômica, um fator pontual foi o tornado de 2015, onde algumas empresas tiveram paralisação e somente no final de 2016 reiniciaram suas atividades – lembra.
Para o diretor da Secretaria, Wilson Lohmann, a queda foi pequena se comparada ao ano anterior, além disso, a previsão era que a redução fosse de mais de 20%, mas foi realizado um trabalho de recuperação contábil para minimizar os impactos econômicos.
– A expectativa é que para o exercício de 2017 novamente tenhamos crescimento e poderá chegar até 15%, já que o ano foi um pouco melhor e com isso haverá acréscimo na arrecadação. Poderia ter sido maior se o setor agrícola não tivesse tido preços baixos na comercialização dos produtos, embora a produção tenha crescido – finaliza.
Assessoria de Imprensa