IBGE inicia em Xanxerê o Censo Agropecuário 2017

A partir da segunda-feira, dia dois de outubro, inicia em todo Brasil o 10° Censo Agropecuário do IBGE. Em Xanxerê, dez recenseadores foram devidamente treinados para atuarem ao longo de cinco meses, pois a coleta de informações encerra no fim de fevereiro de 2018. A orientação é que os agricultores recebam os recenseadores em suas propriedades, os quais estarão devidamente identificados.

Nas ocasiões, serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018. No último censo realizado em Xanxerê, foram contabilizados cerca de 600 estabelecimentos agropecuários. Para este novo censo, a estimativa é que se aproxime de mil propriedades rurais.

Censo Agropecuário 2017 em Xanxerê

Já está instalado, anexo a Secretaria Municipal de Agricultura – em frente a Prefeitura de Xanxerê – o posto de colega do IBGE. São dez recenseadores treinados, de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Marema, Lajeado Grande e Entre Rios, os quais vão também atuar na coleta de informações nesses municípios. Além disso, são cinco agentes censitários supervisores, um municipal e outro regional, que darão suporte a toda equipe.

O agente censitário supervisor, Willian Casal, comenta da importância do agricultor receber o recenseador em suas propriedades.

– Destacamos que todos estão devidamente treinados e identificados, que não precisam ter preocupações para receber os recenseadores. Pedimos ainda que as informações corretas e reais sejam repassadas para que o trabalho seja completo – salienta.

O agente censitário regional, Marcos Sartoretto, reforça que os dados coletados, mais tarde, vão auxiliar o produtor em acesso a melhores linhas de crédito e outros benefícios.

Confira a relação dos recenseadores do IBGE

Recenseadores

– Ana Maria Ribeiro

– Dori Esson Garcia