Casan vai liberar R$ 400 mil para conclusão das obras de Serviço de Esgoto Sanitário

Em viagem a capital do Estado, o secretário Municipal de Administração e Finanças, Jader Danielli e de Obras, Rivael Freschi, estiveram reunidos com a equipe técnica da Casan. Diversos assuntos estiveram em pauta, entre eles o contrato referente à concessão dos serviços prestados, bem como a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e os encaminhamentos para conclusão das obras, com a liberação de R$ 400 mil.

Na reunião, ficou definido que o município formará uma equipe técnica envolvendo Prefeitura, Aris, Amai e a própria Casan, para que dados técnicos sejam fornecidos quanto à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Outra tratativa foi a liberação de R$ 400 mil para o término das obras de Serviço de Esgoto Sanitário, para em seguida inicie a operação, dando condições de saúde ao município.

– Esse recurso que a Casan vai destinar não é vinculado com a concessão. Eles nos pediram ainda o prazo de 90 dias para o repasse – comentou o secretário Jader.

Ainda conforme o secretário, a Casan fará encontro de contas sobre as repavimentações efetuadas pela prefeitura em ruas as quais a Casan danificou para conserto de redes. O valor total do investimento para a obra de saneamento básico é de R$ 9 milhões, através do governo Federal.

Quanto ao Plano Municipal de Saneamento Básico, foi acordado que a Casan vai fornecer os dados técnicos para que a comissão analise as demandas previstas e, assim, definir as ações a serem implantadas, também no prazo de 90 dias. Sobre a concessão entre prefeitura e Casan, o secretário explica que a renovação do contrato gerou certa dúvida, por parte da administração, mas que ainda haverá conversas futuras para as definições.

– Discutimos o contrato vigente, os dados serão repassados para a administração, definimos algumas situações, mas não vinculamos a renovação da concessão com esse investimento que foi liberado para a conclusão das obras do saneamento – finaliza.

Com o retorno a Xanxerê, os secretários juntamente como prefeito Avelino Menegolla se reuniram com os vereadores da base, quando apresentaram a ata da reunião. Os vereadores se propuseram, ainda, fazer parte das comissões que vão debater os futuros encaminhamentos.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria