Xanxerê criou “Sala de Situação” contra a Dengue

Seguindo uma orientação do Estado, o município de Xanxerê implantou no dia 07 de janeiro, a Sala de Situação municipal no programa de combate à dengue.

Até o próximo dia 12 de fevereiro, todos os moradores de Xanxerê devem contribuir e serem os fiscalizadores, seja nos imóveis residenciais ou industriais, ou ainda em terrenos baldios.

O primeiro passo no município foi a criação desta Sala de Situação que irá funcionar junto a Unidade Básica de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, na Rua da Consolação Nº 343, Bairro Matinho.

Foi escolhida para coordenar os trabalhos na Sala de Situação, a agente epidemiológica Janete Rodrigues, que já informou a todos que estará disponível para atendimento ao público, o telefone 3433 6316.

Participaram deste primeiro ciclo de combate à dengue no município, com a criação da Sala de Situação, a Defesa Civil regional e municipal, Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Corpo de Bombeiros, e representantes de todas as secretarias da administração municipal.

Estimativas indicam que no município, o trabalho de prevenção deverá ser realizado em mais de 20 mil imóveis na área de foco. Desta forma é fundamental que o plano municipal inicie com órgãos públicos, mas precisa do apoio da comunidade em todos os imóveis nesta fiscalização contra a dengue, febre de chikungunya e febre do zika vírus.

Todos precisam colaborar com a prevenção, verificando em seu imóvel se a caixa d’água está bem fechada, cuidar de pequenos depósitos móveis, pneus, recipientes plásticos e latas e evitar depósitos irregulares de resíduos.

O prefeito em exercício Gelson Saibo, destacou que “somente com a conscientização da população, se cada morador ficar alerta com a existência do foco do mosquito, será possível evitar uma infestação, mesmo com todo o trabalho realizado a muitos anos na prevenção pela vigilância sanitária municipal”.

Gelson Saibo ainda informou aos presentes, que no último dia 06 de janeiro acompanhou pessoalmente uma visita ao Parque da Femi, junto com o secretário de Obras, Transportes e Serviços, Jorge Antoniolli, para repassar orientações e solicitar aos servidores do município muito cuidado, pois o combate à dengue, é responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população.