Entregue nova ambulância ao SAMU de Xanxerê

A secretária de saúde, Iara Callfass, participou na manhã desta segunda-feira (05) da entrega de uma ambulância para ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Xanxerê. O veículo – adquirido pelo Ministério da Saúde – foi resultado de pedido do município para substitui a antiga ambulância que tem mais de cinco anos de uso.

O novo veículo é um furgão Citroën Jumper, equipado com oxigênio,  maca e todos os equipamentos necessário para os atendimentos de urgência. A equipe é formada por servidores cedidos pelo município. “ Os servidores do município, técnicos de enfermagem e socorristas, são os responsáveis pelo atendimento, que é regulado por uma central do Samu, com base em Chapecó”, explica a secretária.

O veículo antigo ficará a disposição da secretaria municipal de saúde para o atendimento de pacientes do município. “Agora teremos mais um veículo para o transporte dos pacientes da nossa cidade. Diariamente são transportados pacientes para Chapecó ou Florianópolis. Também fizemos o transporte de pessoas que recebem alta do hospital”, completa.

Nos próximos dias a Secretaria de Saúde abrirá uma licitação para a compra de ambulância nova. “Através de uma emenda do presidente da Assembléia Legislativa, Gelson Merísio, será possível a compra de um novo veículo, também totalmente equipado, que vai atender exclusivamente os pacientes do nosso município”. O recurso (R$ 100 mil) já esta liberado.

A entrega da chave da ambulância ao SAMU, que aconteceu em frente a prefeitura, foi prestigiada pelo prefeito Ademir Gasparini, secretária de Saúde Iara Callfass, também por secretários municipais, vereadores e servidores públicos.