Aluno da Rede Municipal conquista 2° lugar em concurso estadual

O clima é de comemoração na Escola Municipal de Educação Básica Paul Harris, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O aluno Gabriel Belo Pires, de 14 anos, conquistou o 2° lugar na final da etapa estadual do concurso “Oratória nas Escolas” da JCI, após ter sido o 1° colocado no município de Xanxerê.

Representando Xanxerê na 9ª edição do projeto “Oratória nas Escolas” da JCI, o aluno Gabriel, estudante do 9° ano, participou do concurso em Florianópolis no dia 27 de junho, utilizando em seu discurso o tema “Minha Cidade Precisa de Mim. Qual é o meu papel?”

Durante todo o processo do concurso, iniciado no mês de março deste ano, o aluno recebeu a orientação das professoras Janete Kosloski e Joselene Montagna, além do padrinho, membro da JCI, Fernando Ebertz.

Confira o discurso do aluno Gabriel:

Não precisamos de mais leis; necessitamos de cidadania! Sidney Santos

Senhor Presidente da JCI Brasil, jurados, membros da JCI, familiares, boa tarde!

Papel, segundo o dicionário, substância fina e flexível feita em folhas, de polpa de celulose, extraída principalmente da madeira. Não é deste papel que estou falando, mas sim, do meu papel, do seu papel, do papel de todo mundo, perante ao planeta, a sociedade, a nossa cidade.

Sempre achei que uma cidade fosse como uma máquina, com suas pequenas engrenagens, e que só funcionaria se cada um cumprisse seu papel com maestria, desenvolvendo não só a si mesmo, como também a quem estivesse ao seu lado. Muitas pessoas acreditam que cuidando somente de si mesmas já estarão contribuindo com a cidade, e ainda temos aquelas que só sabem reclamar. É muito fácil criticar, mas será que estas pessoas fazem algo para melhorar a situação da nossa cidade?

De fato existem muitas pessoas assim, que exigem, exigem, e, apenas exigem,que dizem ‘’tenho meu direito como cidadão’’! Haaa, direitos, a parte boa, no entanto, se esquecem de indagar, de modo gradativo, que também possuem deveres, como o de respeitar o direito dos outros cidadãos.

Infelizmente, há algumas coisas que tiram o brilho de minha cidade:

• pessoas furando filas
  • jovens sem rumo
  • famílias desestruturadas
  • filas na saúde

Tivemos sim algumas melhorias e avanços: na educação, que é a base de tudo, que forma a sociedade, garantindo perspectiva de emprego e a esperança de um futuro promissor.

Contudo, onde estão os cidadãos exercendo seu papel?

Todos nós devemos buscar uma cidade mais justa, sem hipocrisia e corrupção, onde todos compartilhem os mesmos direitos e deveres, pagando os impostos, escolhendo nossos representantes e desejando a prestação dos serviços adequados, principalmente nas áreas da saúde, educação, transporte público e saneamento básico.

Desse modo, todos são beneficiados, sem desavença, desunião, desigualdade e cumprindo seus deveres, deveres estes que consistem em preservar o patrimônio histórico-cultural de nossas cidades. Que muitas vezes são depredados por pessoas que, sinceramente, não sabem o que é ser cidadão.

Outro dever é preservar o meio ambiente, como o simples fato de não jogar o lixo no chão, ato que muitas vezes é ignorado pelas pessoas. Lembro que minha professora disse que com o simples gesto de não jogar lixo no chão poderíamos mudar o mundo, e realmente podemos, pois, com esta pequena ação, deixaremos mais limpa a nossa cidade.

Poderíamos reciclar e reaproveitar tudo o que for possível, não desperdiçar água, reduzir o consumo de energia elétrica e não maltratar animais domésticos. Com isto, já estaríamos e muito exercendo a cidadania.

Infelizmente tenho que lembrar do tornado que destruiu parte da minha cidade, Xanxerê, deixando vários feridos e desabrigados. Logo após essa tragédia, avistei várias e várias pessoas exercendo a cidadania, a solidariedade, ajudando na reconstrução, doando roupas, móveis e materiais de construção. Entretanto, em um momento de grande tristeza e aflição, muitos se aproveitaram, tirando doações dos necessitados, roubando e saqueando as poucas coisas que sobraram destas pessoas. Atitudes que me envergonham!

Vamos exercer nosso papel como cidadão, usufruindo dos direitos e exercendo os deveres. Ainda sou jovem, posso fazer muito, continuarei fazendo o meu melhor, mas preciso da sua e da sua ajuda, da ajuda de todos! Principalmente de vocês adultos. Por favor, me dêem o exemplo!Nos dêem o exemplo, para que a juventude de hoje, amanhã esteja fazendo o correto.