Secretaria de Educação inicia implantação de conselhos escolares em Xanxerê

Sabendo da importância dos Conselhos Escolares para as escolas e a contribuição dos mesmos à educação, a secretaria de Educação da Prefeitura de Xanxerê iniciou a implantação dos Conselhos Escolares no município.

Os Conselhos Escolares deverão ser implantados nas 21 unidades escolares. De acordo com o secretário Félix Dalmutt, a secretaria está reunindo em assembleia cada comunidade escolar e escolhendo os 15 conselheiros que irão participar de cada um dos Conselhos, totalizando 315 conselheiros.

Cada Conselho Escolar será composto por oito membros titulares e sete suplentes, sendo 50% de representantes da população usuária, escolhidos pelos respectivos segmentos, mediante assembleia geral, compreendendo pais, alunos e comunidade local, e 50% de representantes dos trabalhadores em educação com exercício na escola, compreendendo: professores, diretor da escola e demais trabalhadores da educação.

“Nosso objetivo enquanto órgão executivo da educação municipal é efetivar a democracia participativa e a melhoria da qualidade da educação, por isso é importante que os Conselhos tenham vida própria”, disse Dalmutt.

LOCAIS DAS ASSEMBLEIAS

Algumas assembleias já foram realizadas no mês de setembro e no começo do mês de outubro. As próximas reuniões serão realizadas nos seguintes dias e locais:

21/10 – EMEB Pequeno Príncipe – 19 horas

25/10 – CEMEI Favo de Mel – 19 horas

25/10 – EMEB São Jorge – 19 Horas

26/10 – EMEB Cirilo Dall”Oglio – 19 horas

27/10 – CEMEI Pingo de Gente – 18h30min

31/10 – EMEB Vista Alegre – 19 horas

A implantação dos Conselhos Escolares está sendo coordenada pela professora Loreni Rigatti dos Santos.

Loreni destaca que para a implantação dos conselhos é necessário mobilizar a comunidade escolar e local para que fiquem por dentro do que são esses órgãos colegiados, quais seus objetivos e principalmente da importância da participação de cada um nesse processo de gestão democrática. “Tão logo concluirmos a formação dos Conselhos será organizada uma capacitação para os Conselheiros, proporcionando uma base sólida, para que os mesmos possam ter um norte e os conceitos básicos do que cabe a eles”, disse Loreni.