Aberta exposição que faz parte da 5ª Primavera dos Museus

Foi aberta nesta segunda-feira (19), no Museu do Milho de Xanxerê, a exposição “O UNIVERSO FEMININO: modos de ser, viver e vestir”, que faz parte da programação da 5ª Primavera Nacional dos Museus.

A exposição disponibiliza fotografias, vestidos de noivas, móveis e objetos do universo feminino.  As fotografias foram pesquisadas no acervo do fotógrafo Ivo Zolet e em visitas a algumas mulheres xanxerenses, como Ivone Caovilla, Terezinha Bortolanza, Amabile Ribeiro, Carmem Castaman Fardo, Morena Winckler Bortoluzzi. Também faz parte da exposição enxovais e um vestido de noiva, também cedidos pelas mesmas.

A exposição tem ainda uma bicicleta feminina, dos anos 1950, do acervo de Leucimar Pansera, que mantém em sua casa um museu de peças antigas.

A diretora de Ações Culturais de Xanxerê, Magda Vicini, destaca que cada detalhe da exposição foi pensado na casa moldada pelas mulheres. “Mulheres que com seu jeito e ser e ver o mundo transformam, no decorrer de uma história, uma casa, uma escola, um ambiente profissional, um mundo onde homens e mulheres procuram fazer o melhor para suas vidas e daqueles que os cercam”, destacou Magda.

Na entrada do Museu do Milho estão expostas fotografias dos anos de 1940 a 1960, mostrando modos diferentes de ser vividos pelo universo da mulher, cada uma em sua época. Já nos demais ambientes estão a sala, o quarto, a cozinha e os meios de transporte utilizados pelas mulheres.

Magda ressalta que ao longo da história as mulheres foram superando preconceitos e deixando marcas nas vidas de todos, “quer como mães, profissionais ou cidadãs, são heroínas, cada uma do seu jeito, marcam a história de nossas vidas”, finalizou Magda.

A exposição permanecerá no Museu Municipal do Milho até dia 25 de setembro. Os interessados em conhecer a exposição no Museu do Milho devem agendar as visitas através do telefone (49) 3433-9571, com Anita.

 

Assessoria de Imprensa