Vice-prefeito de Xanxerê concede entrevista coletiva para falar da viagem à Brasília

O Vice-prefeito de Xanxerê, Leandro Junior Vigo, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (22), onde falou dos resultados da viagem que fez à Brasília na semana passada, na companhia do assessor de Economia e Finanças, Valdecir Graebim. Os dois visitaram diversos Ministérios, sendo que mantiveram também audiências e reuniões com deputados federais e senadores. Na pauta, os prejuízos causados pelo temporal do dia 09 de agosto e recursos para auxiliar na realização da Femi 2012.

No Ministério das Relações Institucionais Vigo recebeu a notícia da liberação de uma emenda da ex-senadora e hoje Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no valor de R$ 200 mil para infraestrutura, para calçamento e asfalto das vias urbanas do município.

Na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Vigo e Graebim estiveram em audiência para verificar a situação do sistema de saneamento básico no município. Graebim esteve em Florianópolis na quinta-feira para resolver os detalhes do projeto, sendo que na sexta-feira foi assinado o plano de trabalho pelo Superintendente Estadual da Funasa em Santa Catarina, Marcos Fernandes, na presença do deputado Federal Valdir Colatto. “Agora o projeto está pronto para ser licitado”, destacou Vigo.

Chácara 264

No Ministério das Cidades, o vice-prefeito participou de audiência para tratar sobre o projeto da Chácara 264, no bairro Bela Vista, o qual visa regularização fundiária e assentamento das famílias que residem no local. O valor do projeto está orçado em R$ 3,308 milhões para a reforma e construção de 58 novas residências. “Fomos lá para tratar de agilizar o projeto. E deu resultado, porque já na sexta-feira (19) a Caixa Econômica Federal começou a analisar novamente o projeto para começarmos o quanto antes”, destacou Vigo.

Já no Ministério do Turismo Vigo e Graebim foram cobrar o pagamento da ciclovia da rua Rui Barbosa, concluída há alguns meses e que não foi paga à empreiteira, uma vez que, de acordo com o Ministério do Turismo, o recurso não foi repassado pela Casa Civil.

No Ministério da Cultura a pauta foi a Biblioteca Itinerante. O projeto, no valor de R$ 100 mil, está aguardando a liberação para pagamento. “O projeto está pronto e aprovado, aguardando liberação da Casa Civil para pagamento”, disse Vigo.

Integração Nacional

No Ministério da Integração Nacional Vigo e Graebim foram verificar a situação do convênio para o recapeamento da rua Dirceu Giordani, no bairro Jardim Tarumã. “Ele está em andamento, aguardando o empenho recursos”, destacou Vigo.

O vice-prefeito acrescentou que foi protocolada documentação, também no Ministério da Integração Nacional, para buscar recursos no valor de R$ 500 mil para auxiliar o município nos estragos causados pelo temporal do dia 09 de agosto. “Tivemos o apoio dos deputados Valdir Colatto e Luci Choinacki, que enfatizaram o apoio na busca de recursos”, disse Vigo.

O recurso, segundo Vigo, visa auxiliar o município para melhorar as condições das áreas afetadas. Quanto ao auxílio das famílias atingidas pelo temporal, o vice-prefeito acrescentou que “o município está ajudando as famílias atingidas, mas só estão recebendo as telhas as que estão cadastradas na Defesa Civil, através do laudo social, porque não podemos dar telhas para quem tem condições de comprar. As que não estavam em casa no dia da entrega devem procurar a Defesa Civil para poder receber”, disse.

Vigo entregou também solicitação de emenda parlamentar à deputada federal Luci Choinacki, no valor de R$ 200 mil, para conclusão da pavimentação asfáltica da rua Santo Basei, no bairro Santa Cruz. “A deputada nos disse que fará este empenho para a conclusão da pavimentação”.

FEMI 2012

O vice-prefeito e presidente da FEMI 2012 (Festa Estadual do Milho) aproveitou a viagem que fez à Brasília para buscar recursos para a realização da FEMI 2012. No Ministério da Pesca Vigo teve audiência aonde protocolou documentação para a realização do II Seminário Regional de Piscicultura.

Com o deputado federal Gean Loureiro, Vigo conseguiu a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a construção do Portal da FEMI. “Estamos aguardando para liberar o pagamento, o registro do projeto já está no SINCOV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse)”, disse Vigo.

Com o deputado Pedro Uczai o vice-prefeito buscou apoio para recursos e palestrantes para a realização do II Seminário Sul-Americano de Energias Renováveis, também para a FEMI 2012.

“Esperamos agilizar o mais breve possível os projetos que estão em andamento no Governo Federal para que possam ser concretizados”, finalizou Vigo.