Empenhado recurso para realização da primeira etapa do sistema de esgoto em Xanxerê

Foi empenhado na manhã desta quarta-feira (10) o restante do valor para a implantação da primeira etapa do Sistema de Esgoto Sanitário no município de Xanxerê. O valor total do convênio para a primeira etapa é de R$ 9.038.000,00.

Na época da aprovação do convênio, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em 2009, foi empenhado apenas R$ 1.780.000,00. Nesta quarta-feira, o Governo Federal empenhou o restante do valor, R$ 6.903.926,88. Do total do convênio para a primeira etapa, R$ 8.988.122,77 são recursos provenientes da Funasa, e R$ 354.074,00 de contrapartida da Prefeitura de Xanxerê.

Nesta primeira etapa o município irá construir a Estação de Tratamento, na Linha Invernadinha, e fará a tubulação da Estação de Tratamento até o centro da cidade. A tubulação passará pelas ruas Coronel Passos Maia e Rui Barbosa e suas respectivas travessas.

A partir do empenho, o município de Xanxerê aguarda agora da Funasa/SC (Fundo Nacional da Saúde) a geração do convênio e autorização para licitação da obra.

Para o prefeito em exercício de Xanxerê, Leandro Junior Vigo, esta é uma conquista muito importante para o município. Segundo ele, Xanxerê foi o primeiro município com menos de 50 mil habitantes a apresentar um projeto para Esgoto Sanitário na Funasa, ainda em 2009.

Vigo destaca que hoje os dejetos não recebem tratamento e destino correto, mas que a partir da implantação do Sistema de Esgoto Sanitário no município, todas as residências serão atendidas. “Com certeza vamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população xanxerense, bem como com a preservação do meio ambiente”, ressaltou.