Treinamento reunirá equipe e pacientes do programa Hiperdia

A equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem do programa Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, participará na próxima sexta-feira (20), juntamente com os pacientes hipertensos e diabéticos, de um treinamento no auditório da Amai, a partir das 9 horas.

Segundo a coordenadora do programa Hiperdia, enfermeira Luciana Raquel Ribeiro, o objetivo é reunir a equipe e pacientes para um treinamento com o técnico, realizado pela empresa responsável pelos novos aparelhos chamados glicosímetro, que posteriormente serão entregues aos pacientes insulino-dependentes, cadastrados na Secretaria.

Ainda segundo a coordenadora, os aparelhos já são fornecidos aos pacientes quando há indicação médica, e agora serão substituídos por equipamentos mais modernos, juntamente com fitas e lancetas, utilizadas para realizar o teste de glicemia em casa.

Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde atende 79 pacientes com o referido aparelho e a partir desse treinamento mais 20 pacientes que estavam na fila de espera receberão os novos equipamentos.

Além dos pacientes da Secretaria o atendimento será ampliado para os integrantes da Associação dos Diabéticos, para que os pacientes que frequentam o grupo também recebam o aparelho.

“É importante ressaltar que somente os pacientes com indicação médica receberão o aparelho. Só forneceremos para quem usa insulina. Os diabético que não são insulino-dependente não receberão o equipamento, pois nesses casos não há prescrição médica”, argumenta ela.

A entrega dos novos aparelhos será feita após o treinamento, mediante a devolução dos antigos equipamentos. Com esta ação a Secretaria busca um melhor atendimento para os pacientes de diabetes.

O prefeito Bruno Bortoluzzi informou que essa medida trará maior qualidade de vida para as pessoas que sofrem com hipertensão e diabetes, já que essa enfermidade acompanhará o paciente durante toda a vida. “Nós sabemos que controlar a hipertensão e o diabetes é a única maneira de melhorar a qualidade de vida desses pacientes, pois quando a doença está sob controle, permite ao paciente levar uma vida normal. Por isso, vamos investir no que for necessário para dar mais dignidade a essas pessoas, facilitando o seu tratamento e o acompanhamento por equipe especializada”, afirma o prefeito.

Os pacientes podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do telefone 3433-2044 para obterem maiores informações sobre os horários do treinamento.