Conselho Municipal de Trânsito aprova implantação de lombadas eletrônicas

O Conselho Municipal de Trânsito se reuniu pela primeira vez este ano na manhã desta terça – feira (09/02) na sede da prefeitura para traçar as ações para o ano de 2010.

Um dos assuntos discutidos na reunião foi sobre a implantação de lombadas eletrônicas, no lugar de lombadas físicas, que seriam colocadas em vários pontos da cidade com objetivo de reduzir o excesso de velocidade e o número de acidentes.

O prefeito Bruno Bortoluzzi anunciou que vai licitar 25 pontos de lombadas eletrônicas nos próximos meses. O Conselho de Trânsito aprovou por unanimidade a iniciativa da prefeitura e já destacou 20 pontos que necessitam da instalação imediata.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, capitão Valter Parizotto algumas lombadas físicas, que já existem no município estão prejudicando a qualidade no atendimento as vítimas e a diminuição do tempo de respostas às emergências, colocando em risco a vida da população.

“O Corpo de Bombeiros agradece esta iniciativa da prefeitura, já que vai unir segurança e melhor trafegabilidade, pois as lombadas físicas atrasam em média três minutos o atendimento de uma ocorrência, o que pode fazer a diferença para salvar uma vida. A lombada eletrônica alcança o mesmo objetivo de reduzir velocidade e acidentes sem prejudicar o atendimento dos bombeiros”, explicou  o capitão.

De acordo com Ivan Durand Júnior, secretário do Conselho Municipal de Trânsito existem no município 88 solicitações para implantações de lombadas físicas, dessas 53 foram aprovadas pelo conselho em 2009.

“A implantação das lombadas físicas deve obedecer um critério rigoroso de uma portaria do Código Brasileiro de Trânsito, que leva  em conta um índice de acidentes significativos ou risco potencial de acidentes no local”, explicou o secretario do Conselho dizendo que a iniciativa da prefeitura em implantar lombadas eletrônicas vai solucionar o impasse da necessidade dos redutores de velocidade.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.