Xanxerê adere ao Projovem Adolescente

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social passou a fazer parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM Adolescente, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para desenvolver atividades sócio educativas com adolescentes de 15 a 17 anos de idade.

O Projovem tem como objetivos complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária; criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional; elevar a escolaridade dos jovens do campo e da cidade, visando a conclusão do ensino fundamental, integrado à qualificação social e profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias; e preparar o jovem para o mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas geradoras de renda.

A próxima etapa é a seleção desses jovens, que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, tendo como critério de distribuição 2/3 das vagas para adolescentes das família beneficiadas pelo Bolsa Família, 1/3 encaminhadas pelo CREAS e/ou entidades que atendem adolescentes.

A partir dessa distribuição a Secretaria de Desenvolvimento Social fará a chamada dos adolescentes que se enquadrarem nos pré-requisitos.

O programa não tem caráter obrigatório, mas uma das condições para o adolescente participar é estar devidamente matriculado em uma escola e frequentar regularmente as aulas.

O município foi selecionado pelo Ministério, a partir do monitoramento do CRAS de 2008 e serão disponibilizadas 100 vagas divididas em 4 grupos de 25, denominados coletivos.