Projeto pioneiro levará serviços da prefeitura ao bairro Pinheiro

O projeto “Minha Escola. Meu Bairro… Minha História” que será realizado do dia 13 ao 18 deste mês, no Bairro Pinheiro é um projeto pioneiro em Xanxerê  e será implantado em todos os bairros da cidade.  Durante os seis dias de atividades as secretarias/diretorias municipais executarão ações de melhoria no bairro. De acordo com Marcelo Socha, um dos elaboradores do projeto a idéia é usar a Unidade Escolar como elo de ligação entre alunos, professores e moradores da comunidade.

Serão desenvolvidas diversas ações socioeducativas e de prestação de serviços aos moradores.  Durante o evento, funcionários da prefeitura trabalharão para melhorar a estrutura do bairro, que receberá limpeza das ruas, podas e plantio de árvores, entre outras ações.

A secretaria de Agricultura vai orientar a população sobre a produção caseira de hortifrutigranjeiros; distribuição de sementes de hortaliças e palestra sobre agricultura familiar.  Já a Secretaria de Saúde relizará palestras aos alunos sobre saúde bucal e higiene pessoal. A equipe da Vigilância Sanitária visitará as residências orientando sobre procedimentos para evitar a dengue e doenças transmitidas por outros animais. Também serão feitas aferições de pressão arterial e diabetes, bem como, coleta de material para exame preventivo do colo de útero.  “Durante toda a semana de atividades no bairro, o Odontomóvel ficará instalado na comunidade para dar atendimento a todos, além dos outros serviços que serão gratuitos”, ressaltou Socha.

Os moradores também participarão de palestras realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social sobre relacionamento familiar, além de cursos de artesanatos e espaço para corte de cabelo e manicure.

O projeto “Cinema na Escola”, em parceria com o Sesc, será uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, que também realizarão oficinas de aprendizagem com os alunos.

No último dia do projeto as atividades ficarão por conta da Secretaria de Esportes que realizará atividades e brincadeiras recreativas para as crianças com monitores para cada ação  Também no sábado o gabinete do prefeito e do vice-prefeito serão instalados no bairro para atender os moradores.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.