NOTA DE ALERTA COVID-19

            A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, setor da Vigilância Epidemiológica, tem monitorado os casos de Covid-19 no município de Xanxerê desde o início da Pandemia de Covid-19 e vem acompanhando as atualizações do panorama Nacional e Estadual sobre o assunto.

            Observa-se, no entanto, que houve um aumento de pessoas com quadros de Síndromes Gripais (SG) e casos confirmados para Covid-19, mas com sintomas leves e moderados.

            Portanto a Secretaria Municipal de Saúde orienta a todos os munícipes que mantenham os cuidados básicos seguindo as orientações de medidas de prevenção e controle, aliada a estratégias de vacinação, as medidas não farmacológicas constituem outras formas de prevenção e controle da Covid-19, como: distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados.

VACINAÇÃO

A principal medida de prevenção contra formas graves da covid-19 é a vacina. A Vacinação para a Covid-19 iniciou em janeiro de 2021 no município e ainda permanece ativa no município e com isso observa que os casos graves de covid e as SRAG – Síndromes respiratórias agudas graves por Covid-19 caíram consideravelmente no município.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

A higienização das mãos é uma das medidas mais efetivas na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. Pode ser realizada com álcool 70% ou água e sabão.

Evidências atuais indicam que o SARS-CoV-2 é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou por contato. A transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos. O vírus também pode ser transferido de uma superfície para outra por meio das mãos contaminadas, o que facilita a transmissão por contato indireto. Consequentemente, a higienização das mãos é extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença.

ETIQUETA RESPIRATÓRIA

Uma das formas mais importantes de prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 é a etiqueta respiratória, a qual consiste num conjunto de medidas que devem ser adotadas para evitar e/ou reduzir a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório, buscando evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente. A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações:

  • Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos, ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
  • Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.

USO DE MÁSCARAS NA POPULAÇÃO EM GERAL

Diante a mudança do cenário epidemiológico da Covid-19, o uso de máscaras faciais tornou-se facultativo em diversos municípios e unidades federadas no Brasil. Contudo, o Ministério da Saúde recomenda que as máscaras sejam utilizadas nas seguintes situações:

Pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de covid-19, ou pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de Covid-19.

            Pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

DISTANCIAMENTO FÍSICO

Limitar o contato próximo entre pessoas infectadas e outras pessoas reduz as chances de transmissão do SARS-CoV-2. O distanciamento físico é uma estratégia importante quando há́ probabilidade de indivíduos estarem infectados pelo SARS-CoV-2, porém assintomáticos ou oligossintomáticos, sem diagnóstico da covid-19 e que não estão em isolamento.

Trata-se da manutenção de uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas em locais públicos, o que reduz a chance de infecção. Garantir uma boa ventilação em ambientes fechados também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos.

            A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas que apresentarem sinais e sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 mantenham as medidas descritas acima e procurem o quanto antes uma unidade de saúde para maiores informações, orientação e atendimento.

Francis Mara Zago Pegoraro

Secretária Municipal de Saúde

Caroline Cenzi

Coordenadora de Vigilância em Saúde