Médico veterinário da Prefeitura de Xanxerê atende animal caído em via pública

A administração finaliza o Projeto de Lei que visa eliminar carrocinhas tracionadas no perímetro urbano

O médico veterinário da Prefeitura de Xanxerê atendeu o animal, que estava caído na Rua Rui Barbosa, no Bairro Santos Dias. Ainda durante a manhã, o profissional da Secretaria Municipal de Agricultura esteve no local, fez o diagnóstico e medicou. O proprietário informou que o cavalo havia caído, entre o muro e um barranco, causando os ferimentos. Além disso, contou que comprou o animal há dois dias, em Xaxim.

O estado corporal do cavalo foi considerado pelo veterinário como ruim.

– Ele estava bastante debilitado, com uma das patas machucadas, não sei se era um ferimento de tempo, ou causada pela queda que o proprietário informou. Além disso, ele está bem magro, o que já é um sinal de maus tratos – disse o veterinário, Luiz Fernando Assis da Silva.

O médico receitou antiinflamatório e penicilina, para atuar nas lesões, e recomendou repouso absoluto, além de ração e pasto à vontade.

A administração municipal, através do advogado da prefeitura Fernando Dal Zot e a coordenadora de Políticas Ambientais, Sabrina Centenaro, estiveram na semana que passou em audiência com o Ministério Público, a fim de tratar sobre a situação dos veículos de tração animal no município.

– Apresentamos ao Promotor um Plano de Ação que o município desenvolveu em parceria com a Unoesc, para que seja estabelecido um prazo de eliminação de todas as carrocinhas tracionadas por animais no perímetro urbano. Estamos em fase final de elaboração do Projeto de Lei, que deve passar pela Câmara de Vereadores para aprovação – explica o advogado.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria