Festival Catarinense de Danças Populares: uma celebração da diversidade cultural em Xanxerê

A Arena Ivo Sguissardi será o palco da 1ª Etapa Classificatória do Festival Catarinense de Danças Populares, um evento que promete imergir a comunidade na riqueza da dança folclórica e contemporânea. Organizado pela Associação Vêneta La Montanara, o festival conta com o apoio de diversas instituições e patrocinadores e será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro. A entrada é gratuita.

A programação começa na sexta-feira (29), com workshops conduzidos por nomes renomados do cenário da dança os workshops. Carmen Anita Hoffmann abrirá a série com o workshop “Danças do Sul” das 13h às 15h, na Arena Ivo Sguissardi. Sebastião de Sales Silva vai explorar a temática “Da cabeça ao rabo – do boi tudo se aproveita” das 15h30 às 16h30. Carol Portela encerrará o dia com um enfoque em “Processos Coreográficos de Danças Populares a partir da ludicidade”, das 17h às 18h30, também na Arena Ivo Sguissardi.

Mostra Competitiva e Espetáculos

No sábado, os workshops continuam na Arena Ivo Sguissardi com Octavio Nassur e sua abordagem “Quanto Vale o Instante” das 8h às 10h, seguido novamente por Sebastião de Sales Silva das 10h15 às 11h15. À tarde, os grupos realizarão ensaios das 14h às 16h, preparando-se para a noite competitiva que terá início às 19h30, na Arena Ivo Sguissardi, com o show de abertura de Carol Portela e Renan Brião que apresentarão o espetáculo “Danças do Sul”. O show explorará uma composição coreográfica que ressignifica elementos tradicionais para o espaço cênico. Após o show de abertura inicia a noite competitiva.

Complementando a programação no domingo (01), os ensaios ocorrerão a partir das 14h. A última noite competitiva do evento está agendada para iniciar a partir das 18h30, na Arena Ivo Sguissardi. Esta primeira etapa classificatória é uma celebração que vai além das performances no palco. É um ambiente de aprendizado e intercâmbio, com diversas oficinas e workshops conduzidos por profissionais experientes na área da dança.

A programação foi pensada de forma a proporcionar aos participantes e espectadores uma visão abrangente da diversidade e riqueza cultural representada pelas danças populares, sejam elas folclóricas ou contemporâneas.

Premiação e Apoio Institucional

Um total de R$ 80.000 será distribuído em prêmios ao longo do festival, com R$ 20.000 para cada etapa classificatória. Além disso, dois grupos que obtiverem as maiores notas em seus gêneros, independentemente da categoria, também serão premiados.

O evento tem o apoio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. A produção é do Instituto Phoenix e Dance Concept Brasil, com patrocínio de Laticínios Tirol, Super Lucas, Lider Farma, Super Castanhel e Grupo Pegoraro, além do apoio da Unoesc e das prefeituras de Campos Novos, Xanxerê e Água Doce.

Fonte e fotos: assessoria de imprensa do Instituto PHOENIX