Equipes da Prefeitura de Xanxerê recolhem lixo e entulhos no entorno do Rio Xanxerê

Considerando a previsão de chuva intensa para os próximos dias, e visando evitar maiores transtornos, equipes da Prefeitura de Xanxerê trabalham de forma intensa desde esta segunda-feira (23) para fazer a limpeza de lixo e entulhos descartados de forma irregular ao longo da extensão do Rio Xanxerê.

O descarte irregular de lixo acarreta numa série de problemas para a cidade. Isso porque os resíduos entopem bueiros e galerias pluviais, o que consequentemente resulta em alagamentos em dias chuvosos.

Somente nesta segunda-feira foram recolhidas três cargas de caçamba ao longo do leito do rio nas localidades do bairro Leandro, Vila União e Linha Baliza. Em muitos casos, as inundações poderiam ser amenizadas ou até evitadas se bocas de lobo, galerias e canais não estivessem obstruídas por lixo.

Nesta terça-feira (24), as equipes percorreram todo o leito do Rio Xanxerê com barco para verificar a situação. Ao se deparar com muito entulho, principalmente nas galerias, as equipes estão fazendo a limpeza no rio Xanxerê, com o objetivo de evitar que isso possa acarretar alagamentos, principalmente na Vila União e região Central da cidade.

Além disso, equipes estarão nas ruas para fiscalizar os pontos de descarte irregular de lixo e autuando os responsáveis. A população pode auxiliar destinando adequadamente seus resíduos e denunciando descartes irregulares. As denúncias podem ser feitas para o WhatsApp da Prefeitura de Xanxerê, através do número (49) 3441-8500, enviando vídeos ou fotos dos descartes irregulares para que os responsáveis possam ser autuados.

O prefeito em exercício, Adenilso Biasus, destaca a importância de ações como essas para evitar o descarte irregular de lixo, aumentando, dessa forma, a vazão do Rio Xanxerê e o fluxo de água, bem como evitando pontos de inundações dentro da cidade.