Divulgado cronograma de execução dos projetos selecionados no edital de Cultura 001/2023

A Prefeitura e Xanxerê, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, selecionou através do edital de cultura 01/2023, projetos culturais que contribuam com a produção, difusão, fomento, consumo, reflexão e a profissionalização artística e cultural, com a finalidade de reconhecer artistas e agentes culturais, em formato presencial, na modalidade de premiação/concurso.

O Departamento de Cultura realizou reunião no mês de julho com os 20 artistas premiados no edital com a finalidade de organizar o cronograma para execução dos projetos contemplados neste ano.

Os projetos selecionados nas categorias de Circulação, Evento, Formação e Produção, atenderão diversas linguagens artísticas, como dança, artesanato, música, teatro, literatura, artes visuais, produção cultural e cultura popular.

O objetivo é difundir a cultura local, conhecer o trabalho dos artistas, abrangendo toda população do município. Os projetos serão disponibilizados para crianças, jovens e adultos e executados até dezembro de 2023 com a entrega dos relatórios.

Ao todo serão investidos R$ 150 mil na premiação dos projetos, divididos nas quatro categorias. A categoria de circulação premiará quatro projetos com o valor de R$ 3.500,00 cada, totalizando R$ 14 mil. Já a categoria de evento premiará três projetos com o valor de R$ 5.000,00 cada, totalizando R$ 15 mil. Na categoria de formação, serão premiados 13 projetos com o valor de R$ 7.000,00 cada, num total de R$ 91 mil. E na categoria de produção serão premiados três projetos com o valor de R$ 10.000,00 cada, totalizando R$ 30 mil.

Conheça os proponentes e seus respectivos projetos:

Jairo Antonio Camargo – Música – Raízes Sertanejas

Bumper Gestão Artística – Música – Caboclo Misturado

Fernando R. de Lima – Música – Movimento Curador

Luiz Paulo Zucco Paglia – Audiovisual – Cinema de Xanxerê: Sonhos Submersos

APAE Xanxerê – Teatro – O Circo APAExonados

Renan O. Bebber – Teatro – – Desbravando o Velho Oeste Selvagem

Jair Valentini – Artes Visuais/Cultura Popular – Exposição Histórica: Ficaram Lembranças

Ana Paula V. Bragé – Artes Visuais – Debate e Produção Artística: Um resgate sobre a arte indígena na história da Campina da Cascavel

Victor Paulo Ortiz – Música – Nosso Palco: 1º Festival de Música Autoral Xanxerense

Musical Os Campos – Música – Matinê Cultural

Rangel O. Spagnol – Teatro – Teatro Comunitário na Escola