Defesa Civil realiza formatura do programa Defesa Civil na Escola em Defesa do Cidadão

Cerca de 300 alunos do 6º ou 7º ano das unidades escolares da rede pública e privada do município de Xanxerê participaram na noite desta terça-feira (30) da formatura do Programa Defesa Civil na Escola em Defesa do Cidadão – Preparando um Futuro Melhor. Participaram da capacitação alunos das escolas EMEB Janete Cassol, EMEB Nossa Senhora Aparecida, EEB Aparício Júlio Farrapo, EEF Dom Oscar Arnulfo Romero, EEB Iracy Tonello, EEB Romildo Czepanhik, EEB São Caetano e Colégio La Salle.

Durante a formação, o programa visou incorporar a temática “Proteção e Defesa Civil na Escola” instruindo e capacitando professores e alunos para serem multiplicadores através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, atuando de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil de seu município.

O Programa Defesa Civil na Escola foi desenvolvido em parceria pela Defesa Civil de SC, Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Secretaria de Estado da Educação por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê e Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê.

Na oportunidade foram homenageados os professores e diretores das escolas participantes e também foi concedido título de Embaixador do Programa Defesa Civil na Escola 2022 ao Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, primeiro Embaixador a ser empossado no Estado de Santa Catarina.

A Defesa Civil de Santa Catarina reconhece como Embaixador a pessoa que possui uma conexão real, amplo conhecimento, profunda admiração e que representa o Programa Defesa Civil na Escola de maneira contundente, voluntária e espontânea, contribuindo para a sua expansão, fortalecimento e continuidade.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o Coordenador Regional da Defesa Civil – CIGERD Xanxerê, Luciano Peri, o Promotor de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, a Secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Correa, a Coordenadora Regional de Educação, Teresinha Cristina Prezotto Carbonari, a comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, tenente-coronel Elis Gauana Pozzan Ecco, o Diretor da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Luzzi, e a coordenadora pedagógica do Colégio La Salle, Fabíola Zwicker.

A Coordenadora Regional de Educação, Teresinha Cristina Prezotto Carbonari, enfatizou que o programa foi um importante trabalho proporcionado aos alunos em um momento que se vivencia tantas ocorrências climáticas no Estado e País. “Só temos a agradecer a tão importante ação da Defesa Civil do Estado em nossas escolas e tenho certeza de que a partir de hoje nossos alunos serão os multiplicadores do que aprenderam com os familiares e com os outros alunos”.

Para o Promotor de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, não há outra medida a ser tomada que não seja o investimento em políticas públicas nos locais certos, com as pessoas certas, aquelas que permitem que as políticas públicas sejam realizadas. “E foi isso que foi feito pela Defesa Civil através do programa, um investimento no local certo com as pessoas certas, que são os alunos, as gerações futuras”.

O Coordenador Regional da Defesa Civil – CIGERD Xanxerê, Luciano Peri, destacou que o Programa Defesa Civil na Escola completa 10 anos em 2023, o qual surgiu a partir de estudos e da necessidade de uma mudança cultural. “Entendemos que o principal fator que deveria ser trabalhado era a mudança de uma geração e para que isso pudesse ser feito, deveria ser feito através de um ambiente mais profícuo, que é a escola. Plantamos a melhor semente e hoje ela começa a ser replicada, temos a certeza disso”.

Peri salientou ainda que até 2024 o Programa Defesa Civil na Escola deve ser implementado em todas as escolas de Santa Catarina.

O Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, enalteceu que este é um momento que deve ficar marcado na história dos alunos, os quais devem levar o aprendizado adiante. “Temos aqui em Xanxerê uma característica muito forte de ajudarmos uns aos outros, e já provamos isso quando tivemos um tornado aqui em nossa cidade, onde todos se envolveram na reconstrução dos locais destruídos. Por isso, tenho a certeza de que o programa trará muitos bons frutos ainda e que Xanxerê continuará sendo exemplo para toda Santa Catarina e para o Brasil”, finalizou o prefeito.