Baixa adesão ao CENSO 2022 faz Prefeitura de Xanxerê auxiliar no agendamento das entrevistas

Desde o mês de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando o CENSO 2022, o qual contribui para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais a fim de embasar a formulação de políticas públicas, bem como subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade.

Os recenseadores estão com dificuldades em encontrar muitos moradores no horário das visitas ou até mesmo em fazer com que as pessoas os recebam para responder ao questionário. Por isso, a Prefeitura de Xanxerê está auxiliando o IBGE no agendamento das visitas às famílias que ainda não responderam ao questionário.

Para auxiliar, a Prefeitura de Xanxerê colocou á disposição um número de telefone para que as pessoas possam agendar a visita de um recenseador no horário em que for melhor para o morador. O telefone para agendamento é o (49) 99171-2325. Além disso, é possível ir até o escritório do IBGE, localizado no 2º andar do Edifício Classic Center das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A Prefeitura de Xanxerê não aplica os questionários, apenas faz o cadastro para que o recenseador possa ir até o local para realizar o CENSO 2022.

Importante destacar que é obrigatório responder ao questionário do CENSO 2022 de acordo com a Lei federal nº 5.534/1968. Quem não responder poderá ser multado em até R$ 12 mil.

A pesquisa é segura e os recenseadores cadastrados pelo IBGE estão devidamente identificados com colete e crachá.