Alunos da rede municipal de ensino realizam atividades sobre preservação do meio ambiente

Os professores da rede municipal de ensino de Xanxerê desenvolveram nesta semana projetos e atividades sobre o meio ambiente a fim de conscientizar os alunos de que são as pequenas atitudes de preservação, reciclagem e cuidados da natureza que farão a mudança no mundo.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação, Emilene Stein, a educação ambiental é uma oportunidade para refletir sobre os desafios ambientais globais e incentivar medidas para enfrentá-los, a exemplo da conservação da biodiversidade até a mitigação das mudanças climáticas e promoção de práticas sustentáveis.

“É no ambiente escolar que temos a oportunidade de ensinar às crianças sobre a importância de cuidar do nosso planeta, a fim de que se tornem agentes de mudança em suas comunidades,” ressalta Emilene. Nesse sentido, as escolas desenvolvem atividades de reciclagem, plantio de árvores, compostagem, cultivo da horta escolar e jardim, viagem de estudo em locais com trilhas ecológicas, palestras educativas, reaproveitamento da água, coleta de tampinhas para retorno em valores a fim de adquirirem outros materiais, projeto educacional “Adote sua garrafinha de água e não use copos recicláveis”, entre tantas outras atividades pedagógicas.

As atividades realizadas em sala de aula atendem aos temas transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um desses temas a Educação Ambiental que, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, deve contribuir em uma cidadania capaz de promover transformações em sua cultura. A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, destaca que “as ações de conscientização ambiental são desenvolvidas durante o ano letivo, tendo como compromisso educar, conscientizar e inspirar nossos alunos a serem cidadãos responsáveis pela comunidade onde vivem, promovendo um futuro sustentável”.