Alunos da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê participam de atividade no campo

Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem sobre a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação do solo, e da qualidade do ar atmosférico, os alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê realizaram atividade no campo em parceria com a Epagri de Xanxerê e a EEB São Caetano, da Linha Cambuinzal, na comunidade da Linha Cambuinzal.

O estudo sobre o solo está contemplado no planejamento trimestral da Rede Municipal de Ensino e a parceria com a Epagri possibilitou apresentar o conteúdo estudado na prática. Na oportunidade foram discutidos assuntos referentes aos cuidados com o solo, diferentes tipos de forragem, os perigos provocados pelas enxurradas, os cuidados com as nascentes, o processo de polinização feito pelas abelhas e os diferentes tipos de solos e para concluir tiveram uma simulação de pulverização feita por um drone.

Conforme destacaram os professores que acompanharam as aulas e a atividade no campo, a oportunidade para aplicar o conhecimento teórico em situações do mundo real se traduzem em situações concretas de aprendizagem e são essenciais para um desenvolvimento educacional abrangente.

De acordo com a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, as atividades fora da sala de aula são essenciais para complementar a aprendizagem formal, promovem o crescimento pessoal e fornecem oportunidades para os alunos se envolverem com o mundo ao seu redor de maneira significativa, por isso a importância em possibilitar momentos de interação com o meio para qualificar os processos de Ensino aprendizagem. “Acreditamos e orientamos nossos professores com relação a estarem oportunizando aprendizagens concretas e desafiadoras. O ensino precisa adaptar-se a esta nova realidade educacional e incluir os alunos no processo potencializa as aprendizagens.”