Vândalos danificam lombada eletrônica por duas vezes em menos de 30 dias em Xanxerê

Ações de vandalismo contra controladores de velocidade tem se tornado um problema crescente em Xanxerê, causando prejuízos materiais e, principalmente, comprometendo a segurança no trânsito.

Nos últimos dias, por duas vezes, a lombada eletrônica instalada na rua Rui Barbosa foi danificada por atos de vandalismo, causando prejuízos aos cofres públicos. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), Mateus Costa, além do custo com reparos ou substituições, a inoperância dos equipamentos afeta diretamente o controle de velocidade nas vias, aumentando o risco de acidentes e colocando em risco a vida de motoristas, pedestres e ciclistas.

Costa destaca que o DEMUT está investigando quem são os autores das ações de vandalismo, que serão notificados e irão responder pelo ato. Vandalizar lombadas eletrônicas é um crime que coloca em risco a segurança no trânsito.

O diretor do DEMUT enfatiza que a velocidade excessiva é uma das principais causas de acidentes de trânsito e os radares de velocidade visam reduzir o número de acidentes e salvar vidas.

Ao presenciar um ato de vandalismo, o cidadão pode denunciar aos órgãos competentes, tais como Polícia Militar, através do 190, ou na Prefeitura de Xanxerê, pelo telefone 3441-8500.