Alunos desenvolvem atividades alusivas ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Com o objetivo de conscientizar toda a sociedade acerca do compromisso de proteção às crianças e aos adolescentes contra a exploração sexual, diversas ações de mobilização contra a violência sexual infanto-juvenil e à proteção das crianças na Rede Municipal de Ensino foram realizadas na semana de 13 a 17 de maio. Entre as ações realizadas, estão a divulgação do Disque Direitos Humanos (Disque 100), o qual é um serviço gratuito que funciona 24h.
Os alunos também trabalharam sobre o símbolo da infância “A Flor Amarela”, a qual demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual. Nas Unidades Escolares, foram desenvolvidas atividades pelas turmas da Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais, por meio da contação de histórias, realização de palestras, distribuição de material informativo como folders e, ainda, rodas de conversa com os alunos.
Para a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, as ações desenvolvidas demonstram o compromisso em educar e orientar por meio de material informativo, o qual é reforçado por ações e cuidados contínuos de escuta para com as crianças. “É um dever pelo qual todos devem se sentir responsáveis, é preciso criar laços afetivos e maneiras de nos aproximarmos das crianças e adolescentes e ganharmos a confiança deles para que tenham a noção de quando estiverem em risco e saberem se proteger e denunciar. Não podemos ser omissos a qualquer tipo de violência e como educadores devemos estar atentos dentro das nossas escolas” relata a secretária Vera.