Prefeito de Xanxerê tem reunião com supermercadistas para tratar do cumprimento do decreto
Os supermercadistas estiveram reunidos com o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, na manhã desta segunda-feira (22) para debater sobre o cumprimento do decreto que passou a vigorar a partir de hoje no município.
Pelo novo decreto os idosos a partir dos 60 anos, bem como crianças e adolescentes até 12 anos, estão proibidos de entrar em locais com grande circulação de pessoas, como supermercados, restaurantes, lojas e farmácias, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por família no comércio em geral, especialmente mercados, supermercados, lojas e farmácias.
Os estabelecimentos devem providenciar que seja mantido o afastamento mínimo de distância de 1,5m entre cada cliente que estiver no local, especialmente nas filas formadas nos caixas, onde o distanciamento deve estar devidamente sinalizado com fitas no chão.
Além disso, é obrigatória a aferição da temperatura com termômetro digital à distância segura de todos os colaboradores e clientes que forem ingressar no ambiente, informando que há impedimento de acesso daqueles que forem identificados com quadro febril (acima de 37,5º C), orientando a procurar uma Unidade de Saúde.
Todos os atendentes e funcionários deverão utilizar máscaras de proteção e/ou viseira de proteção, sendo ao mesmo recomendado: falar somente o necessário com clientes; adotar a etiqueta ao espirrar ou tossir, cobrindo o rosto com o braço e sair do ambiente para realizar a higienização completa de mãos, antebraços, face e etc.
Na reunião, que contou com a participação do Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, os supermercadistas salientaram ao prefeito que são parceiros do município e entendem a necessidade de alguma medida para frear a propagação do coronavírus em Xanxerê.
Nesta segunda-feira e terça-feira as equipes de fiscalização estarão orientando as pessoas nas entradas dos supermercados e a partir de quarta-feira (24) serão aplicadas multas para os estabelecimentos que descumprirem as medidas e também para as pessoas que forem flagradas sem o uso de máscaras.