Alunos da Escola Aparecida realizam eleições

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida está passando por um processo eleitoral fictício com a finalidade de escolher um deputado estadual. A ação faz parte do projeto Momento Político na Escola, realizada entre os alunos da 8ª série.  

O projeto faz parte de uma proposta da professora de artes Melânia Fiorentim, motivada por todo o processo eleitoral que o país está vivendo neste ano. Melânia procurou trabalhar a criação de material de campanha e preparar os alunos para a próxima eleição.

 “O projeto surgiu por conta das eleições que a gente teve neste ano. Eu resolvi fazer o projeto com os alunos da 8ª série, primeiro pensando na parte artística do projeto, fazer o santinho, o cartaz, além de auxiliar na tarefa dos alunos saberem se comunicar, pedir voto, explicar porque querem o voto. Segundo, porque na próxima eleição eles também serão eleitores, então, eles têm que sentir o que é a política, o que é ser um candidato, como pedir voto, sentir este momento para daqui a dois anos eles também votarem”, explica a professora.

O processo foi totalmente democrático, pois a eleição dos alunos candidatos ocorreu primeiramente dentro da sala, quando os quatro foram escolhidos pela turma. A partir de então, eles fazem a campanha junto aos demais alunos, pedindo votos, colocando propaganda na área interna da escola, distribuindo santinhos.

Na manhã do dia 19 de outubro, terça-feira, aconteceu um debate, nos mesmos moldes dos debates das eleições oficiais, com perguntas entre os candidatos, perguntas elaboradas pelos alunos das outras séries, com direito a réplica e tréplica. Desta maneira, toda a escola participa do momento democrático.

A diretora da Escola, Franciele Cauduro, destaca que o projeto mobilizou toda a escola. “Os candidatos criaram seus nomes de campanha, seus slogans, têm visitado as outras turmas, utilizado a comunicação via internet, tem até mini partidos formados por alunos simpatizantes de cada candidato”, destaca Franciele.

Os quatro candidatos e as propostas que concorrem ao pleito fictício de deputado estadual são a aluna Eriane Marafon – “Para um mundo melhor, vote em mim. Eu vou fazer a diferença, acredite”, o aluno Murilo Giroletti – “O seu deputado”, a aluna Suéllen Frozza – “Isso só vai lhe fazer bem”, e o aluno Wesley Rudinick – “O seu melhor candidato”.

O projeto Momento Político na Escola se encerrará na quinta-feira, dia 21 de outubro, quando haverá a escolha do candidato através do voto. A eleição será às 8h30min, no pátio da escola.

Assessoria de Imprensa