Xanxerê registra mais dois casos de Chikungunya
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, identificou nesta sexta-feira (21) mais dois casos positivos de Chikungunya através do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – LACEN/SC. Ao todo o município de Xanxerê contabiliza 04 casos de Chikungunya e 01 de dengue.
Os pacientes são uma mulher de 52 anos, moradora do bairro São Jorge, e um homem de 18 anos, morador do bairro Santos Dias.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, ambos tiveram início dos sintomas no dia 16 de fevereiro, com a confirmação do resultado do exame nesta sexta-feira.
O Programa de Controle da Dengue já iniciou o Bloqueio e Transmissão para ambos os casos, bem como já deu início à investigação ambiental. Os dois pacientes, de acordo com a Vigilância em Saúde, não têm histórico definido de viagem para fora do município.
A coordenadora da Vigilância em Saúde pede que a comunidade auxilie no controle da proliferação do mosquito, mantendo os espaços limpos, sem água parada ou lixo acumulado.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Caso o paciente apresente sintomas como febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, inchaço e dores nos pés, pernas e dedos, olhos vermelhos manchas pelo corpo, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa ou então acionar o serviço de Telemedicina Xanxerê para avaliação médica.
DENGUE: dor de cabeça; dor atrás dos olhos; febre alta; dor muscular intensa.
CHIKUNGUNYA: febre alta; dor intensa nas articulações que pode causar limitação dos movimentos.
ZIKA: febre baixa; inchaço nas articulações; manchas vermelhas com coceira (exantema).