Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fazem atividades alusivas ao 18 de maio
Com o objetivo de alertar e sensibilizar as cerca de 300 crianças e adolescentes que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê realizou nesta quinta-feira (18) atividades lúdicas alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio.
A Diretora de Gestão SUAS, Karine Ferronato Preto, destaca que o trabalho realizado com as crianças e adolescentes faz com que as equipes consigam abordar o assunto de uma maneira tranquila, trabalhando a questão preventiva e fazendo com que as crianças e adolescentes abordem o assunto pensando no autocuidado e na sua segurança dentro de suas casas.
“Muitos dos materiais confeccionados poderão ser levados para suas residências, fazendo com que o assunto entre na casa dessas famílias, reforçando o cuidado não apenas na escola e nos serviços, e sim em casa, alertando os pais sobre a importância de trabalhar o tema e alertar seus filhos sobre o abuso e à exploração sexual”, enfatizou Karine.
O DIA 18 DE MAIO
A data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei nº 9970/00 após o assassinato da menina Araceli, em Vitória (ES). Com apenas oito anos ela foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973. O crime completa 50 anos em 2023.
As crianças e adolescentes trabalharam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com o símbolo da campanha, uma flor amarela, a qual lembra os desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
TELEFONES PARA DENÚNCIA
Em caso de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes a população pode denunciar através dos canais: Disque 100 ou Conselho Tutelar (49) 99182-5298.