Secretaria de Educação e Procuradoria-Geral do Município de Xanxerê realizam lançamento do Programa Escola da Paz

Com o objetivo de promover a cultura da paz através do diálogo entre a família e a escola, foi lançado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação e a Procuradoria-geral do Município de Xanxerê o Programa Escola da Paz.

Para alcançar o objetivo do programa, serão desenvolvidas rodas de conversa com alunos, professores, pais e outros responsáveis legais. A ideia é proporcionar espaço para escuta e diálogo, promovendo a cultura da paz não apenas na escola, mas também na família e nas relações sociais dos nossos alunos.

Durante as rodas de conversa são abordados temas como educação positiva, educação não violenta, comunicação não violenta, educação cidadã e práticas restaurativas na resolução de conflitos.

Neste primeiro encontro, que contou com mais de 130 participantes, foram envolvidos os CEMEIs Carrossel, Criança Feliz e Novo Horizonte e as EMEBs João da Cruz e Souza e Vista Alegre. Estiveram presentes no evento o prefeito Oscar Martarello, a primeira-dama Vânia Martarello, a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, e o procurador-geral Fernando Dal Zot, que juntamente com os profissionais da Equipe Multiprofissional do programa Arco-Íris conduziram a roda de conversa.

A secretária Vera salientou que a organização do evento tem sido preparada desde 2023 por meio de rodas de conversa com alunos das séries finais da Rede Municipal de Educação, além de atividades educativas elaboradas em sala de aula. Este primeiro encontro busca apresentar os objetivos do programa, “Precisamos enfatizar a importância de uma comunicação assertiva, a fim de sensibilizar os participantes a respeito da relevância da compreensão mútua nas relações interpessoais”.

O Procurador-geral do Município, Fernando Dal Zot, destaca que “este é mais um importante passo na construção de uma escola segura, através da Escola da Paz vamos dialogar com alunos, profissionais da educação, pais e responsáveis, a fim de fomentar uma cultura de não violência que transpõe os muros das escolas, envolvendo a família e toda a sociedade”.