Prefeitura de Xanxerê mantém Cemei aberto durante período de férias escolares

Com o objetivo de atender as crianças da Educação Infantil durante o período de recesso escolar, a Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Educação, está com um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) aberto até o dia 25 de janeiro atendendo cerca de 100 crianças.

Estão frequentando o Cemei neste período as crianças matriculadas pelos pais ou responsáveis que comprovaram trabalho neste período. As interações estão sendo organizadas para os bebês e para as crianças menores por meio da exploração de espaços e elementos naturais.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil Fabiana Mascarello, salienta que este será um mês de muitas possibilidades, em que as crianças serão convidadas a explorar a sua imaginação e criatividade. “As interações propostas para a Educação Infantil durante todo o ano letivo são organizadas a partir da exploração de espaços e materiais, conforme o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Municipal em fase final de construção. Para este período, no entanto, a proposta não seria diferente, apenas um pouco mais desafiadora para professores e crianças. Os espaços serão previamente organizados, a partir da inserção de diferentes elementos, muitos deles naturais, que não são familiares às crianças, deixando um convite para muita imaginação e investigação. Serão disponibilizados tempo e variedade de matérias todos os dias com o objetivo de permitir que as crianças ampliem as possibilidades de criar e vivenciar experiências ricas, sem ênfase a brinquedos estruturados.”

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, a equipe pedagógica, juntamente com os professores, buscou organizar os espaços, pensando num ambiente acolhedor e prazeroso para nossas crianças, lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras, sentindo-se estimuladas e motivadas. Vera acrescenta que o espaço oferecido foi criado para as crianças de acordo com a faixa etária, propondo desafios para seu desenvolvimento integral e sua autonomia. “É necessário para o desenvolvimento da criança o estímulo ao brincar, explorar e interagir com o meio ambiente e com outras crianças, pois ao brincar expressa suas alegrias, habilidades e suas dificuldades”.

Uma das metas da Secretaria de Educação em 2023 é implementar a Base Nacional Curricular e organizar as práticas da Educação Infantil a partir desta perspectiva será um grande passo nesta trajetória.