Prefeitura de Xanxerê entrega de unidades habitacionais de interesse social

A Administração Municipal de Xanxerê realizou neste domingo, dia 16, a entrega das primeiras unidades habitacionais de interesse social do município. A solenidade foi realizada às 10 horas, no Residencial habitacional Social, localizado no Loteamento Bem Morar I, situado entre as ruas Aristeu Gerson Gasparetto e Francisco Gemiro Bortoluzzi, no bairro São Jorge.

Das 20 unidades habitacionais de interesse social, 10 serão entregues no domingo e as outras 10 nos próximos meses, cujo investimento, totalmente com recursos próprios da Prefeitura de Xanxerê, é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, da construção das casas e a doação dos terrenos.

No ano de 2012, o Ministério Público de Santa Catarina executou um termo de ajustamento de conduta em razão da ocupação irregular de via pública na rua Silvério Paludo, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Esta é uma problemática que se arrasta há mais de uma década, cujo cronograma para resolução por parte do município iniciou em 2022 e agora conclui a etapa de realocação de 10 famílias para o conjunto habitacional de interesse social localizado neste espaço.

Em uma iniciativa voltada para o bem-estar e a segurança das famílias em nosso município, foram implementados pela Prefeitura de Xanxerê, em 2021, os programas Casa Boa e o Aluguel Habitacional, que visam atender às necessidades habitacionais das famílias xanxerenses.

Atualmente, 33 famílias são atendidas com o programa Aluguel Habitacional, o qual proporciona acesso ao custeio do aluguel de moradia digna e segura, em caráter emergencial e temporário, às famílias em vulnerabilidade social com situação habitacional de emergência ou risco, proporcionando um ambiente estável e seguro para que possam viver e prosperar.

O impacto com o programa aluguel habitacional custeado para as 33 famílias garante por um ano o direito à moradia para mais de 100 pessoas, na maioria crianças e idosos.

Além disso, desde outubro de 2023 mais de 82 famílias foram atendidas pelo Departamento de Habitação para concessão de materiais de construção através do programa Casa Boa.

Só em 2024 já foram contempladas mais de 46 residências com materiais de construção para realização de reconstrução, reparos e melhorias.

De 2021 até agora, a Administração Municipal de Xanxerê investiu mais de R$ 1 milhão de recursos próprios para o aluguel social e para a aquisição de materiais de reconstrução, reforma e melhorias nas residências.

O prefeito Oscar Martarello destacou que de todas as obras que foram entregues até hoje, não há dúvidas de que esta é a mais digna, de que é superior a qualquer outra coisa, “porque de todos os bens materiais, o mais sagrado é a casa, aquela que chamamos de lar.  Este é um projeto que demonstra a importância que é dar dignidade às pessoas, um espaço que foi repassado às famílias com toda estrutura de água, iluminação e asfalto. Que cada um possa cuidar com carinho do espaço que está recebendo hoje. Meu desejo é de que todas as famílias sejam muito felizes aqui.”