Alta na arrecadação orçamentária e diminuição de pessoal são destaques na Audiência Pública

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) Audiência Pública para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2021 para demonstração da execução orçamentária-financeira do 1º quadrimestre, bem como avaliação das metas fiscais previamente estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2021 em cumprimento a Lei Federal complementar 101/2000.

A apresentação dos índices foi feita pela Diretora de Controle Interno e Auditoria, Eduarda Cristina Schuckes e pela Secretária Municipal de Administração e Finanças, Andreza Gallas. Os destaques deste primeiro quadrimestre foi o desempenho da arrecadação, com R$ 55.694.813,30, proporcionado um superávit de R$ 15.958.023,71, uma vez que a despesa foi de R$ 39.736.789,59.

Outro ponto extremamente positivo foi a diminuição das despesas com a folha de pagamento do Poder Executivo, ficando com um percentual de 44,85%, abaixo do limite de alerta e prudencial, o menor no comparativo dos primeiros quadrimestres desde 2009.

Dentro da avaliação do 1º quadrimestre de 2021 o índice aplicado na saúde foi de 20,87%, sendo que a lei determina que a aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde seja de 15%. Já a aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino deve ser de 25%, sendo que o município aplicou 17,86% com tendência ao cumprimento até o final do exercício. Em relação a aplicação dos 70% em remuneração dos profissionais da Educação com recursos recebidos do FUNDEB, o índice foi de 85,34%.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou o aumento da arrecadação, ressaltando que os números apresentados são reflexo de uma administração séria, transparente, com uma equipe técnica e que está fazendo um bom trabalho. “Isso também é reflexo da administração anterior que fez um bom trabalho e que agora só estamos dando continuidade e melhorando ainda mais. Precisamos prestar um excelente trabalho à população, devolvendo em serviços os impostos pagos por eles ao município”.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA: