Ambulatório de Campanha permitirá maior qualidade no atendimento aos pacientes

Começou a funcionar na manhã desta quinta-feira (25) o Ambulatório de Campanha em Xanxerê. O ambulatório, com 25 leitos de observação, vai possibilitar aos profissionais de saúde uma visão geral dos pacientes, permitindo uma maior qualidade e maior agilidade no atendimento. Pelo boletim divulgado nesta quinta-feira (25), 13 pacientes estão internados no local recebendo oxigênio.

Por dia, mais de 200 pessoas são atendidas por dia no Centro de Atendimento ao Coronavírus, muitas delas precisando de internação. Os pacientes que estão internados no Ambulatório de Campanha permanecerão no local aguardando vagas em leitos hospitalares com Covid-19.

Diariamente das 14 às 16 horas haverá um médico no local para passar o boletim com o estado dos pacientes que estão em observação aos familiares. Além disso, não serão permitidas visitas nem acompanhantes no Ambulatório de Campanha a fim de evitar a propagação do coronavírus para não expor as pessoas a alta carga viral do local.

A Secretária Municipal de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que a transferência dos pacientes foi feita aos poucos ao longo da manhã com uma força-tarefa que permitiu montar o Ambulatório de Campanha em 48 horas em Xanxerê.

As consultas permanecerão no Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, e os pacientes que necessitarem de oxigênio serão encaminhados ao Ambulatório de Campanha até que possamos conseguir uma vaga em um leito hospitalar.

“O ambulatório só foi possível pela união de esforços entre as secretarias municipais, vereadores, empresários, comunidade, voluntários, equipe da secretaria de Saúde. Aqui também fica nosso agradecimento à Igreja Assembleia de Deus, que gentilmente cedeu o local para que pudéssemos implantar o Ambulatório de Campanha ao lado do Centro de Atendimento, facilitando a logística no transporte dos pacientes”, finalizou a secretária.