Equipes intensificam ações de fiscalização nos supermercados de Xanxerê

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23) as equipes da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Esportes reforçaram as ações de orientação e fiscalização nos supermercados de Xanxerê para cumprimento do decreto 121/2020. As equipes de fiscalização estiveram orientando as pessoas nas entradas dos supermercados sobre o cumprimento das normas estabelecidas no decreto.

A partir de quarta-feira (24) os estabelecimentos que descumprirem as medidas e também para as pessoas que forem flagradas sem o uso de máscaras serão multadas. Idosos acima de 60 anos, crianças e adolescentes até 12 anos não podem entrar em supermercados, restaurantes, lojas e farmácias, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por família no comércio em geral, especialmente mercados, supermercados, lojas e farmácias.

A máscara de proteção é obrigatória para atendentes e funcionários. Os estabelecimentos devem providenciar que seja mantido o afastamento mínimo de distância de 1,5m entre cada cliente que estiver no local, especialmente nas filas formadas nos caixas, onde o distanciamento deve estar devidamente sinalizado com fitas no chão.

É obrigatório ainda que os estabelecimentos façam a checagem da temperatura com termômetro digital, impedindo a entrada dos que forem identificados com quadro febril (acima de 37,5º C), orientando a procurar uma Unidade de Saúde.