Secretaria de Educação de Xanxerê prepara início do ano letivo

No dia 18 de fevereiro serão retomadas as aulas na rede municipal de ensino de Xanxerê. A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê está organizando o retorno desde 2020 com a construção, aprovação e homologação dos Planos de Contingências Escolares.

A Secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Correa, destaca que nesta semana os gestores, assistentes pedagógicos e secretários escolares receberam capacitação do Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, sobre a ferramenta Coronadados permitindo a retomada às aulas de forma mais segura e preparada no enfrentamento à Covid-19. A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi, também orientou os profissionais da educação sobre formas de prevenção, contágio e encaminhamentos ao setor de saúde em casos suspeitos de coronavírus.

Vera salienta ainda que os gestores, assistentes pedagógicos e secretários escolares foram orientados quanto à reabertura das escolas, as modalidades de ensino que serão adotadas e o cronograma de formações para os profissionais da Rede Municipal. “O retorno dos professores às unidades escolares está programado para o dia 03 de fevereiro, sendo que de 04 a 17 de fevereiro os mesmos estarão recebendo formações”.

MODALIDADE DE ENSINO

Quanto à modalidade de ensino, a secretária explica que a Rede Municipal de Ensino organizou a retomada de suas atividades por meio da oferta do ensino presencial híbrido e remoto. Caso a família do aluno opte pelo ensino presencial híbrido, os mesmos terão aulas de forma presencial na escola em uma semana e na outra realizando atividades em casa. Já os alunos que estarão realizando atividades de forma remota farão todas as atividades em casa, com orientação dos professores.

“O planejamento será todo reestruturado atendo a organização do “Continuum Curricular”, ou seja, com base em avaliações diagnósticas que permitam identificar o nível de aprendizagem e organizar atividades que atendam as fragilidades dos alunos de acordo com o ano/série”.

Com relação às famílias, os mesmos serão capacitados de forma online e presencial a respeito da volta às aulas e ensino híbrido.  Nos próximos dias será disponibilizado um link de acesso aos pais com questionário referente ao interesse de retorno às aulas presenciais aos alunos.

“Gostaríamos de pedir que as famílias mantenham os contatos atualizados na Unidade Escolar em que seus filhos estão matriculados para que possamos manter a comunicação com as famílias (WhatsApp) e garantirmos o sucesso deste retorno”, finaliza Vera.