Prefeitura de Xanxerê realiza encerramento de curso de Inglês voltado ao Turismo

A Prefeitura de Xanxerê, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo, realizou na sexta-feira (14) a cerimônia de enceramento do Curso de Inglês voltado ao atendimento de Turistas. O curso ministrado pela professora Maiara Bortoluzzi do SESC Xanxerê e teve duração de 21 horas certificadas e ofereceu o inglês instrumental para o turismo.

O curso faz parte do planejamento anual do Departamento de Turismo e terá sequência no decorrer do ano, com mais um curso intensivo de inglês e o curso de Espanhol.

O prefeito Avelino Menegolla participou da formatura da primeira turma destacando que o curso faz parte do processo de preparação da cidade de Xanxerê pensando na profissionalização também no setor do Turismo. “O turismo não é apenas viagem de férias, nós vivemos o turismo diariamente em Xanxerê, seja nos eventos, nas pessoas que procuram nossa cidade para atendimento, na área da saúde ou reuniões de negócios”.

Pensando no Torneio Internacional de Futsal Feminino que Xanxerê irá sediar no mês de julho, este curso também serve para preparar o trade para receber ainda melhor os visitantes. Para isso, o departamento investirá também num curso intensivo de inglês e espanhol dedicado aos profissionais que lidam diretamente com turistas e esportistas que o município irá receber.

“Essa capacitação irá trazer grande êxito para a cidade. Quando se tem estratégias e planejamento nos setores, toda a cidade ganha. Precisamos ser diferenciados se quisermos alcançar resultados positivos. Tudo faz parte de estratégias discutidas no conselho Municipal de Turismo e em nossa secretaria, citou a coordenadora de Turismo do município, Elisiane Silveira.

CURSO

O curso foi montado com base no cotidiano de trabalho local. Para as aulas, foi produzida uma apostila como norteamento das atividades, que em sua maioria eram dinâmicas e envolventes:   “O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e qualquer estrangeiro que chegar na cidade vai recorrer a esse idioma para se comunicar. O curso “Inglês para Turismo” foi preparado para desafios como este: entender e passar informações para essas pessoas. A apostila que preparei tem uma gramática básica mais focada no dia a dia e irá auxiliar os alunos em situações comuns de viagens: Inglês no aeroporto, lojas, hotéis, farmácias. Ao final desse curso e sabendo da sequência que teremos, espero que meus alunos sintam mais confiança para trocar informações com clientes e se destaquem no mercado de trabalho”, afirmou a professora Maiara Bortoluzzi.

De acordo com a gerente do Sesc Xanxerê, Luciana Teixeira Fritz Carmo, o curso iniciou com 30 pessoas e finalizou com 21 concluintes que receberam os certificados de 21 horas/aula, com conteúdo teórico e prático.  “O Curso de Idiomas do Sesc atua na formação continuada dos alunos dentro de uma visão de desenvolvimento de novas competências e de comprometimento social, buscando estimular a autoconfiança durante todo o processo de ensino aprendizagem”.

O secretário de desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, falou da importância do olhar que a gestão deve ter ao planejar e investir no potencial dos trabalhadores do município. “Estamos muito contentes com os resultados da primeira turma do Curso de Inglês ofertado pela nossa secretaria. Agora vamos buscar que essa turma faça o inglês avançado e preparar o curso intensivo atendendo às demandas do mundial de Futsal Feminino. Queremos disponibilizar aos trabalhadores do trade turístico capacitação, fazendo o investimento mais importante para o crescimento da nossa cidade que é o investimento em nossa população” finalizou Charles.