Secretaria de Educação busca liberação de livros da reserva técnica junto ao MEC
O vice-prefeito de Xanxerê, Ivan Marques, esteve em Brasília nesta semana e aproveitou para levar em mãos um ofício ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Ministério da Educação (MEC) solicitando o envio urgente dos livros do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) através da reserva técnica para as escolas da rede municipal de ensino.
As escolas do município estão com um déficit de livros em razão dos mesmos serem distribuídos pelo MEC de acordo com o Censo de 2018, o que acaba divergindo com o número de alunos cadastrados na rede municipal de ensino, resultando na falta de alguns exemplares.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Favero, existe um programa chamado Reserva Técnica aonde os próprios diretores entram no sistema e fazem o pedido da Reserva Técnica dos livros didáticos faltantes. “O problema é que a reserva técnica nem sempre funciona e estes livros, quando vêm, acabam chegando com muito atraso, geralmente no segundo semestre do ano letivo, prejudicando o ensino em sala de aula”.
Marques entregou o ofício ao Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Gabriel Medeiros Vilar, que se comprometeu em priorizar a entrega dos livros faltantes ao município.
A secretária agradeceu o empenho do vice-prefeito em levar em mãos o ofício ao FNDE destacando que não é possível efetuar a compra destes livros porque as editoras não disponibilizam os mesmos para a venda e o MEC proíbe. Além disso, Claudia informa que como os livros são em formato de apostila, a Secretaria Municipal de Educação não consegue reaproveitá-los porque não o aluno tem o direito de levar para casa no final do ano letivo.
Além dos livros didáticos, a secretaria está solicitando o apoio do MEC através do sistema de ensino do Aprova Brasil, já desenvolvido em 2019 no ensino da rede municipal de ensino com a aplicação de provas ao final de todo bimestre para analisar e melhorar índice de aprendizagem dos alunos. “Estamos muito confiantes e aguardando uma resposta positiva do MEC quanto ao ofício entregue nesta semana”, finalizou a secretária.