Postos de Saúde de todos os bairros passam a realizar o teste rápido

O teste rápido compreende a realização de exames de sífilis, hepatite B e C e HIV e, a partir deste mês de setembro passou a ser feito em todas as unidades de saúde. Até então, o paciente precisava se dirigir somente até o posto Hélio dos Anjos Ortiz. Essa alteração feita pela Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento e proporcionar mais acessos aos serviços por parte da comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora das unidades de saúde e responsável técnica da enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Duarte, a realização dos testes rápidos passaram a ser descentralizados para melhor atender a comunidade.

– Para essa mudança, treinamos e capacitamos nossos profissionais. O teste é feito somente pelo enfermeiro da unidade de saúde – garante.

O teste pode ser feito somente para gestantes e seus parceiros, grupos de riscos, vítimas de acidente perfuro cortante e pacientes com indicação médica.