Secretaria de Saúde inaugura Centro de Especialidades Odontológicas em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Saúde, inaugura na próxima sexta-feira (21) o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A solenidade de inauguração será realizada às 9 horas na rua La Salle,  nº 1069, no bairro La Salle, com a presença de autoridades, comunidade de Xanxerê e da Região da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani).

O serviço estará disponível para a população de Xanxerê e a todos os 14 municípios que compreendem a região da Amai. Conforme enfatiza a secretária municipal de Saúde. Iára Helena Callfass, os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde, participantes do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.

Os CEOs estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais.

O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal, sendo uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.

“Este serviço é mais um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, que com certeza, proporcionará atendimento completo e gratuito através do SUS (Sistema Único de Saúde), com o objetivo de atender os pacientes da cidade e da região”, destaca a secretária Iára.