Força-Tarefa faz vistoria para apurar possível contaminação em água captada em Xanxerê
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Casan estiveram na manhã desta terça-feira (19) verificando o que poderia ter ocasionado a interrupção no serviço de fornecimento de água pela CASAN em Xanxerê, motivado pela presença de contaminação na água captada.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlo Antunes, após vistoria no local e verificação de melhora na qualidade da água, a CASAN decidiu por retomar o tratamento e a distribuição de água. A melhoria na qualidade da água bruta também foi confirmada por testes realizados pela Defesa Civil.
As equipes de fiscalização realizaram diligências em diversas propriedades no entorno da área de captação e, apesar de não se dispor de dados que possam identificar com segurança os responsáveis pela contaminação, algumas propriedades com indícios de irregularidades serão notificadas nos próximos dias.
Quanto à contaminação, as investigações e fiscalizações devem continuar. Sobre a distribuição da água, a CASAN informou que a mesma voltou a ser tratada e distribuída, está adequada e dentro dos parâmetros de qualidade necessários para o consumo humano.