Cartilha: QUANDO A PANDEMIA ACONTECE

O ano de 2020 trouxe muitas alterações às vidas das pessoas. A população precisou se adaptar e sobreviver à pandemia da COVID-19, e em meio a esse processo, diversas emoções vieram à tona. O mundo todo mudou drasticamente e as pessoas se depararam com a fragilidade da condição humana, precisando se aproximar das emoções e aprender a lidar com elas.

 

As emoções são respostas a estados psicológicos e biológicos, com uma tendência a serem expressas conforme a interpretação intrínseca de cada pessoa, desencadeando sentimentos e comportamentos diferenciados.

 

Uma emoção é uma reação a um determinado acontecimento, gerada através de estímulos externos (situações, outras pessoas) ou internos (imagens, pensamentos) que levam cada um a reagir de modo particular.

 

Esta cartilha tem o objetivo de contribuir por meio de um olhar da psicologia com enfoque no cuidado integral das crianças da educação infantil e fundamental, utilizando-se de orientações aos pais referentes a práticas e cuidados da família para a promoção da saúde emocional das crianças, bem como aos professores, como forma de proporcionar suporte às dificuldades encontradas.