Programa Atleta Cidadão amplia atividades com patrocínio da BTA Aditivos

A BTA Aditivos e a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, fecharam na semana passada uma parceria para alavancar projetos destinados às atividades esportivas das equipes de base. Uma das propostas aprovadas amplia o patrocínio do futebol para as demais categorias.

Os cerca de 250 alunos/atletas que participam do Projeto Atleta Cidadão receberão camisetas padronizadas para treinamento. As seis modalidades atendidas no projeto de escolinhas esportivas são: Karatê masculino e feminino a partir dos 6 anos, Futsal masculino e feminino a partir de 8 anos, Futebol masculino a partir dos 8 anos, Handebol e Voleibol masculino e feminino a partir dos 10 anos e Tênis masculino e feminino a partir dos 10 anos. Todas as atividades oferecidas às crianças e adolescentes pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer são gratuitas.

Através da parceria será reformada a estrutura de treinamento, localizada no Estádio Municipal Josué Anonni, serão comprados móveis e equipamentos para cozinha e camisas para treino. Além disso, a BTA irá contribuir ainda com as despesas de competição e com a alimentação para treinamento dos atletas do futebol sub 13, sub 15 e sub 17.

Segundo Douglas Bin, Coordenador de Esportes e autor do projeto, com o apoio da BTA já foi possível ampliar o atendimento de 25 para 60 crianças, de 15 a 17 anos, no contraturno escolar, comprar eletrodomésticos e alguns materiais para musculação dos atletas. Além disso, os treinamentos também foram estendidos de duas vezes por semana para todos os dias e a participação de uma competição por ano para quatro competições anuais.

O Diretor de Esportes, Luiz Vicente Paglia Junior salienta a importância de se visualizar o esporte e sua contribuição na formação de novos cidadãos, além de fomentar o esporte, tendo consciência da semente que está sendo plantada nos alunos. “Devemos lembrar que estes atletas estarão futuramente nas empresas. São jovens que estarão mais bem preparados para os desafios e pressões da vida e da profissão que escolherem seguir. O esporte certamente irá auxiliar na disciplina e no amadurecimento destes jovens”, argumenta o diretor.

O empresário José Valter Dornelles Mello destaca que é preciso querer para promover a mudança. “Nosso maior benefício é ver o trabalho que está sendo realizado com estas crianças. Ajudar financeiramente é o mais fácil. Cuidar destas crianças, orientar, desenvolvê-las, passar valores é o mais desafiador. Como técnicos e mentores vocês têm um grande trabalho pela frente com estes atletas, pois sabemos que isso envolve também o acompanhamento destes jovens no âmbito escolar, de saúde e de orientação”, comenta. O empresário parabenizou ainda a secretaria de esportes e o prefeito Oscar Martarello em olhar para estas crianças. “Como pessoa vejo que um governo é forte quando suas manifestações esportivas, sociais e culturais também são levadas a sério. Conte com nosso apoio para que este projeto aconteça na sua totalidade”, afirma Mello.  

Para o prefeito Oscar Martarello este tipo de apoio proporciona energia para continuar a liderar. “Vemos que tem mais pessoas que estão com a gente, que tem a preocupação com a formação da sociedade. Um apoio como este da BTA nos deixa felizes, nos dá a energia que precisamos. São pessoas que pensam pra frente, que querem contribuir para sociedade, seja como empresário, como pai, como cidadão. Só temos a agradecer esta parceria”, finaliza Martarello.