Prefeitura de Xanxerê lança maior programa de investimentos da história do município

A Prefeitura de Xanxerê lançou na noite desta terça-feira (08), no Anfiteatro da Unoesc Xanxerê, o maior programa de investimentos da história do município. Serão mais de R$ 100 milhões em programas e grandes projetos de infraestrutura por toda a cidade e bairros, investimento esse equivalente a 10 anos em apenas 02.

Serão realizados investimentos na Saúde, com a construção do Centro Integrado da Saúde, no bairro Tonial, da nova Unidade Básica de Saúde no bairro dos Esportes, além da reforma das Unidades Básicas de Saúde Delaide Bonatto no bairro Castelo Branco, Arno Vivan no Bortolon, Otávio Celso Rauen, no Vila Sésamo e Hélio dos Anjos Ortiz.

No esporte, Cultura e Lazer, estão sendo construídas quadras de vôlei de areia ao lado Ginásio Benjamin Menegolla, bem como a continuidade do projeto Ruas de Lazer, com diversão e entretenimento saudável em todos os bairros de Xanxerê aos finais de semana.

Na Habitação, um setor que ficou sem investimentos por muitos anos, agora receberá as primeiras 40 casas para famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade. E terá ainda a construção de até 200 moradias pelo programa Casa Verde e Amarela, com a Prefeitura subsidiando o terreno e a família financiando a moradia.

EDUCAÇÃO

Xanxerê vai transformar para melhor as escolas e creches do município com a construção da Creche do Trabalhador, a qual terá capacidade para mais de 250 crianças.

Além disso, será construída uma quadra poliesportiva na EMEB São Jorge, coberturas para as quadras da EMEB Monteiro Lobato, no bairro pinheiro, EMEB Cruz e Souza, no bairro Monte Castelo e ainda a modernização da quadra de esportes da EMEB Pequeno Príncipe, no bairro Tonial.

A Prefeitura de Xanxerê dará ainda a reforma das salas de aula do CEMEI Paul Harris, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, CEMEI Criança Feliz e da EMEB Vista Alegre, no bairro Vista Alegre. Além disso, o município adquiriu 53 kits com lousas digitais, sistema de som, projetores e armários para as unidades escolares e 270 notebooks para professores e 300 notebooks para alunos.

ALAGAMENTOS

Os alagamentos são um problema de mais de 40 anos sem solução em Xanxerê. Com planejamento e investimento a Administração Municipal de Xanxerê irá executar maior projeto de infraestrutura no setor com a construção de cinco bacias de contenção: uma na linha Passo Trancado, uma no bairro Nossa Senhora de Lourdes, uma no bairro Leandro, outra no bairro Castelo Branco e duas no bairro Colatto.

Também será desenvolvido um projeto que inclui a construção de um túnel de aproximadamente um quilômetro, que coletará a água do rio Xanxerê, no centro, até a pedreira Westerich. Uma obra de grande porte para acabar com os alagamentos pelos próximos 50 anos.

DISTRITOS INDUSTRIAIS

Emprego e desenvolvimento econômico também são prioridades da Administração Municipal de Xanxerê. A Prefeitura já pavimentou e finalizou 20 terrenos no Distrito Industrial Pedro Bortoluzzi.

Também já desapropriou e pagou mais de R$ 4 milhões pela área da antiga Agroeste, onde será construído um novo distrito industrial com 40 terrenos, com mais de R$ 5 milhões em infraestrutura no local.

E para as pequenas e médias empresas que querem crescer, também será construído um novo distrito industrial na saída para Bom Jesus, além da pavimentação asfáltica que será realizada no Distrito Industrial Libera testa Casagrande, uma reivindicação de mais de 20 anos.

ESTRADAS DO INTERIOR

No interior, as mudanças já são visíveis. São quatro equipes trabalhando na melhoria das estradas do interior e da cidade. Tudo é monitorado por GPS, para controle no combustível e nas horas trabalhadas.

E para maior eficiência, a Prefeitura de Xanxerê está adquirindo R$ 2 milhões em equipamentos para revitalizar o parque de máquinas.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

No maior programa de pavimentação da história de Xanxerê, serão asfaltados mais de 40 quilômetros de ruas em diversos bairros do município, bem como a pavimentação asfáltica dos três principais acessos: Linha Baliza, Linha Cambuinzal e Linha Medianeira.

Durante a solenidade na noite desta terça-feira, foi realizada a assinatura da ordem de serviço para a execução da pavimentação asfáltica, sinalização viária e obras complementares de 19 ruas do município, num investimento de R$ 5.322.298,90 com recursos do Governo do Estado.

Os serviços serão executados pela Terramax Construções e Obras Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, que tem um prazo de 10 meses para a execução dos serviços.

Serão pavimentadas as ruas: Goitacazes, Deolindo Ferronato, Inês Bertuol, Itororó, Angelo Francisco Orsatto, Stela Girardi Casanova, Das Palmeiras, Thomas Westerich, Leonardo Borges, Dos Seguranças, Sebastião Marques Ferraz, Vergilio Ortiz, Antonio Alves da Cruz, Aparício Antunes, Albino Guinzelli, José Moreschi, Papa João XXIII, Santo Basei e Presidente Vargas.