Cerca de 130 mulheres foram atendidas durante ação do Outubro Rosa em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 26, a 4ª edição do “Cuide-se Bem”, uma ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero voltada ao público feminino.

Cerca de 130 mulheres passaram pela ação, realizada na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h, onde foram ofertados gratuitamente coleta do preventivo, exame físico das mamas, testes rápidos de sífilis HIV e hepatites, vacinação para mulheres, consulta com clínico geral avaliação odontológica, auriculoterapia e acupuntura.

Ao todo, foram realizados mais de 320 serviços, dos quais 91 preventivos, 66 consultas e 64 mamografias. De acordo com a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o dia D do Outubro Rosa é uma ação bastante esperada pela população feminina e que pelo 4º ano traz resultados muito positivos de conscientização e prevenção. “Estes mesmos serviços são ofertados durante o ano todo nas unidades básicas de saúde, por isso que é tão importante que as mulheres se cuidem sempre.”

O evento contou com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Via Imagem e CEMED.