UBS do bairro Bortolon passa a atender com duas equipes de Estratégia Saúde da Família

Nesta terça-feira, dia 22, foi dado início oficialmente a 14ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) na Rede Municipal de Saúde de Xanxerê. A iniciativa Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa proporcionar mais rapidez nas demandas pelos atendimentos e visa melhor atender os moradores daquela área.

A 14ª equipe de ESF fará o atendimento na UBS Arno Vivan, no bairro Bortolon. O local conta com mais de 4800 pacientes cadastrados, além de uma alta demanda por todos os atendimentos de enfermagem, médico, odontológico.

A secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, ressalta que agora este número de pacientes será dividido entre as duas equipes, facilitando o acesso da população. “Este é um momento muito gratificante para nós, pelo qual agradecemos ao prefeito e a todas as pessoas envolvidas que colaboraram para que isso pudesse estar acontecendo. Sabemos das filas ainda em algumas unidades de saúde, da demora nos agendamentos, mas o objetivo é agilizar cada vez mais o atendimento”, enfatizou Francis Mara.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde já está trabalhando visando a abertura da 15ª equipe de ESF no bairro dos Esportes e da 16ª equipe de ESF no bairro Tonial, após a abertura do Centro Integrado de Saúde.

O prefeito Oscar Martarello, reforça que a partir do momento que você aumenta uma equipe em uma Unidade Básica de Saúde, divide o número de pessoas atendidas e consequentemente diminui a fila de espera. “A Francis Mara me falava que aqui na UBS do bairro Bortolon não há fila de espera para consultas e sabemos que precisamos trabalhar para que isso aconteça nas demais unidades de saúde. Sabemos que há unidades com espera para 60, 90 dias para uma consulta, mas eu acredito que com a abertura da 15ª e da 16ª equipe, mais o horário estendido no CIS, assim que inaugurarmos, essa espera deve acabar também. Xanxerê está crescendo e precisamos dar essa saúde de qualidade à população”.