Prefeitura de Xanxerê e entidades promovem o 2º Dia da Família Migrante
Com o intuito de acolher e dar suporte à integração social dos estrangeiros que chegam a Xanxerê para dar início a uma nova vida, a Prefeitura de Xanxerê, com o apoio de entidades, realizará a segunda edição do Dia da Família Migrante.
O evento será realizado no dia 29 de junho, no Salão da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, das 13h às 17h, e é uma parceria entre Prefeitura de Xanxerê, Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Lions Clube Internacional, Leo Clube, Unoesc Xanxerê, Fisk Xanxerê, ACIX, CDL, SESC, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Xanxerê (AMA) e Associação Criança Amor e Saúde (ACAS).
No dia serão disponibilizados atendimentos através de profissionais da Secretaria de Assistência Social, com orientação, agendas de atendimentos e encaminhamentos através do CRAS, orientação de cadastro e atualização do CadÚnico, orientações das violações de direito por meio do CREAS, e conscientização Trabalho Infantil.
A Secretaria de Saúde fará a verificação da Carteira de Vacinação e aplicação da vacina da Influenza, orientações sobre higiene bucal, bem como a realização de teste rápido de HIV/Hepatites e sífilis.
O Procurador-Geral do Município, Fernando Dal Zot, fará uma palestra das 14h40 às 15h com o tema Violência Doméstica. A Secretaria de Educação terá uma oficina de acolhimento da cultura dos migrantes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará no local prestando orientação para regularização da documentação de estrangeiros residentes no município através do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI) e com a oferta de vagas de emprego disponíveis no SINE.
O curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê realizará pesquisa sobre como está a saúde mental dos migrantes e, a partir desse levantamento das demandas, irá chamá-los para atendimentos psicológicos no SAP.
Já a ACIX estará no local com as vagas de emprego disponíveis nas empresas e indústrias xanxerenses e com a realização de cadastro e atualização de currículos no site empregosxanxere.com.br. A CDL também estará ofertando as vagas de trabalho no comércio local, além de atividades recreativas.
O Corpo de Bombeiros estará prestando orientações de segurança aos migrantes. A AMA fará orientações sobre o autismo, já a ACAS e o SESC estarão presentes com atividades recreativas. Os clubes de serviço farão a distribuição de lanches a todos os participantes. A escola de idiomas FISK Xanxerê disponibilizará novamente tradutores para auxiliar na comunicação com os estrangeiros no dia do evento.