O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
O Cadastro Único é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé de Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, da Água, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas e serviços oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.
Quem pode se cadastrar?
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
IMPORTANTE SABER
Conforme lei n 13.709 de 2018 (LGPD) exige apresentação de documentos para atendimento.
COMO SOLICITAR?
Presencialmente nos postos de atendimentos de CADÚNICO:
- Secretaria de Assistência Social. Horário de atendimento: das 7H30 às 11H30 e das 13h às 17h.
- Avenida Brasil, 884
- Telefone: (49) 3441-8545.
- CRAS I: Rua João Sufiatti, 308 – Bairro Sufiatti. Fone: (49) 3441-8567. Horário de atendimento: das 7H30 às 11H30 e das 13h às 17h.
- CRAS II: Rua Carlos Casanova, 156 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Fone: (49) 3441-8554. Horário de atendimento: das 7H30 às 11H30 e das 13h às 17h.
DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO CADUNICO
RG
CPF
Comprovante de Residência (atualizado)
Certidão de Nascimento e ou Casamento
Frequência escolar
Comprovante de Renda e ou Bloco de Notas
Frequência Escolar
ÓRGÃO / ENTIDADE RESPONSÁVEL
- Secretaria de Assistência Social –
- Avenida Brasil, 884 – Centro
- (49) 3441-8545 – Principal
ATENDIMENTO PREFERENCIAL
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
- Portadores de Deficiência
- Idosos
- Gestantes e lactantes
- Pessoas com criança de colo
- Obesos